Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

domingo, 13 de julho de 2014

Modelo de Avaliação III - Semântica

Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho
Avaliação Parcial II Unidade de Língua Portuguesa e Litertaura Brasileira
Professora Mara Virginia 1º ano do EM Turma ________________
Aluno(a) __________________________________________________________________

1. Reescreva as frases, eliminando as ambiguidades.
a)Vi o acidente do barco.

b)Você deve esperar seu irmão e levá-lo em seu carro até o hospital.

2. Marque a opção que tem o sinônimo da palavra destacada da frase: O sonho nasce da na procura de evasão do mundo real.
( )saída ( ) fuga ( )retorno ( ) evolução

3.O sentido das palavras não está incorretamente indicado nos parênteses em:
a) cerrar (fechar) / serrar (cortar)
b) acender (pôr fogo) / ascender (subir)
c) deferir (distinguir-se) / diferir (conceder)

4. (NCE) A alternativa em que se apresenta a idéia contrária da palavra eficazes na frase “têm se revelado eficazes para curar esse tipo de pessoa”, é:
a) eficientes. b) intolerantes. c) inofensivos. d) irresponsáveis.

5. (UFF) No fragmento "O meu FIM evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência.", pode-se substituir a palavra em destaque, sem alteração de sentido, por:
a) limite b) momento final c) término d) objetivo e) ponto extremo

6.. Considerando-se a relação Veneza (cidade) – gaturamo (pássaro) como modelo, as palavras que sucessivamente completariam a relação: Cálifornia – pretos- morrer – Gioconda – cem mil réis, seriam:
a) estado , raça, ação, escultura, dinheiro. b)país, povo, fato,escultura, valor.
c)província, etnia,acontecimento, literatura, moeda.
d)estado, raça, acontecimento, pintura, valor.

7. Leia:
Infância perdida

“Nossos ‘meninos de rua’ não são muito diferentes dos ‘meninos soldados’ de Serra Leoa ou das milhares de crianças vítimas de guerras espalhadas pelo mundo. Infelizmente, o Brasil está cometendo contra suas crianças a mesma violência que cometem outros países contra os direitos humanos dos pequeninos. Os brasileiros não podem se escandalizar com o que ocorre em outros países. Diariamente vemos, insensíveis, o que sofrem nossas crianças, sem escola, sem família, sem infância, sujeitas a maus-tratos, à prostituição, à morte e às drogas em cada esquina”

Ângela Luíza, VEJA, maio de 2005.


A partir do texto acima, redija um parágrafo dissertativo sobre o tema “infância perdida”.