Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Avaliação - História da Arte


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho      Disciplina: História da Arte          
Prof. Mara Virginia            Série: 1º ano               Turma________
Aluno (a)_______________________________________________
Atividade Avaliativa I Unidade - Peso (4,0)

1. A arte é um conjunto de procedimentos que são utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de que maneiras:

(A) apenas pode ser visualizada, arte se resume apenas a obras que podem ser vistas.
(B) visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais), hoje alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra.
(C) Apenas ouvidas, pois arte tem que se ouvir, não há como sentir algo que não escutamos.
(D) Nenhuma das alternativas

2. (UEM) “É possível dizer (...) que arte é certa manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo, isto é: nossa cultura possui uma noção que denomina solidamente algumas de suas atividades e as privilegia. Portanto, podemos ficar tranquilos: se não conseguimos saber o que é arte, pelo menos sabemos quais coisas correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas.” (COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo: Brasiliense, 1996, p. 8). Diante do exposto pelo autor, assinale o que for correto.

a) Caso uma pintura ou uma escultura, independente do prestígio social do artista, não seja admirada por um certo número de pessoas, ela já não pode mais ser considerada uma obra de arte.             
b) A definição de obra de arte varia no tempo e no espaço, porém a definição de arte como manifestação da atividade humana é a mesma em todas as sociedades no passado e no presente.
c) Certos meios expressivos como as histórias em quadrinhos não podem ser considerados obras de arte, porque, na sociedade contemporânea, somente são assim definidos os objetos expostos nas galerias e nos museus.     
d) Em uma sociedade complexa como a que vivemos, a aceitação de uma definição de obra de arte depende, entre outros fatores, das convenções estéticas e do acesso dos cidadãos às diferentes manifestações artísticas.       
e) Embora a definição de arte dependa da cultura na qual estamos inseridos, não podemos deduzir do texto que só é possível reconhecer um objeto como obra de arte quando há consenso a respeito dessa definição.

3. As pinturas rupestres no Paleolítico tinham um significado mágico porque:
a) expressavam o culto aos deuses.             
b) expressavam os valores religiosos.          
c) expressavam deuses antropozoomórficos.         
d) possuíam um caráter expressionista.     
e) ao representar cenas de caça e animais, os homens primitivos desejavam sucesso na caça.

4. Quando o artista modela uma obra, exprime-se de tal modo a si mesmo que o resultado constitui um reflexo singular do próprio ser, daquilo que ele é e de como é... De certa forma, exprime uma centelha da beleza divina do Artista Divino.
Através das obras realizadas, o artista fala e comunica aos outros, aquilo que transcende muitas vezes o conhecimento humano. Sendo a arte um caminho para penetrar em mistérios, leva o homem a manifestar através da própria personalidade facetas do Belo. De acordo com essa afirmação como você conceituaria:

a) Belo ___________________________________________________________________

b) Feio ___________________________________________________________________

5. As Esculturas que hoje conhecemos, começaram destacando um aspecto da vida do homem na Pré-História. De acordo essa afirmação marque a resposta correta:
a) começaram destacando aspectos da vida  em sociedade.
b) começaram com imagens humanas e pinturas de deuses e animais.
c) começaram representando o amor  natureza.
d) começaram divinizando o homem e a natureza morta.
e) começaram alimentando a critica e sátira através da pintura rupestre.

6. A Pré-História é um dos períodos da Arte mais fascinante, sem registro escrito. Quando se analisa o Paleolítico, tem-se como característica estética o/a
a) Racionalismo.                    c) Naturalismo.
b) Geometrização.                d) Abstracionismo.


Bom trabalho!