Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

sábado, 23 de julho de 2011

Avaliação - modelo

,Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho
Data:____/_____/_____ Série: _______ Turma ________ Turno __________
Aluno (a) ______________________________________________________
Disciplina: Língua Portuguesa Prof.ª Mara Virginia Peso: 5,0

Avaliação final II Unidade

Leia com atenção, não rasure e use caneta azul ou preta


Meu trono
[...]
Essa é minha mãe. Como a gente sofre com mãe, né? Elas são, sem dúvida, tudo de bom na nossa vida, sem elas não estaríamos aqui, e coisa e tal, mas chega uma hora em que o inevitável é constatado; depois que a gente faz 15 anos, ir ao cinema com elas, comprar roupa com elas, estar em lugares públicos com elas, as coisas que a gente fazia até ontem na maior naturalidade viram o maior mico do mundo. E quando mãe pega a gente na escola? Uuui.
Já lhe pedi 375 vezes para ficar na rua de trás, mas ela ignora e fica bem na porta do colégio, pisca-pisca ligado, buzina apertada, Roberto Carlos nas alturas. Eu faço o possível para virar uma formiga e passar despercebida até o carro. Mas pensa que consigo? Ontem mesmo aconteceu uma cena que prefiro esquecer. Quando eu ainda me despedia das minhas amigas na porta da escola, ela anuncia sua mais nova aquisição aos urros, aos berros:
- Maria de Lourdes, u-uh! Achei aquele creme importado para espinha que você vivia me pedindo! Uma fortuna, mas acho que agora essas pipocas horrendas abandonam de vez a sua cara, filhota. Na força, na fé, upalelêê!
Upalelê???? Fala sério!
- Mãezinha, eu te amo, muito mesmo, mas a pior coisa do mundo é ver você me tratar em público exatamente como fazia 10 anos atrás. Já, já chega a tal da maturidade e aí voltaremos a ser amigas do tipo unha e cutícula, tá? Prometo.
Thalita Rebouças. Fala sério, mãe! Rio de Janeiro: Rocco, 2004. P. 100-101

1. A ideia CENTRAL do texto é:
a) O relacionamento entre jovens e crianças.
b) O relacionamento entre os jovens e suas mães.
c) O relacionamento entre adolescentes e seus pais.
d) O relacionamento entre os jovens.
2. A opinião da narradora a respeito das mães em geral está em:
a) Como a gente sofre com mãe, né?
b) Elas são, sem dúvida, tudo de bom na nossa vida.
c) Mãezinha, eu te amo, muito mesmo, mas a pior coisa do mundo é ver você me tratar em público exatamente como fazia 10 anos atrás.
d) E quando mãe pega a gente na escola? Uuui
3. O texto tem por finalidade:
a) Criticar a vida b) Informar c) abordar o cotidiano d) denunciar um fato

4. Identifica-se termo da linguagem informal em:
a) ...e aí voltaremos a ser amigas do tipo unha e cutícula, tá? Prometo.
b) Achei aquele creme importado para espinha.
c) Essa é minha mãe.
d) ... aconteceu uma cena que prefiro esquecer.

5. Na oração: tenho necessidade de que falem. Pode-se classificar a oração em:
a) Subordinada substantiva completiva nominal.
b) Subordinada Substantiva predicativa.
c) Subordinada Substantiva apositiva.

6. Assinale a alternativa cuja a oração é predicativa.

a) É claro que eles não virão.
b) Acontece que ela mentiu.
c) Parece que tudo mudou.
d) O certo foi que tudo morreu.

7. Em: A mãe disse-lhe isto: que pensasse melhor. A oração em destaque pode ser classificada como:
( ) OSSApositiva ( )OSSCompletiva Nominal ( )OSSPredicativa

8. Marque a oração que não é subordinada substantiva
a) A equipe tomou uma decisão: que o trabalho seria entregue em uma semana.
b) Ele tinha certeza de que a bagagem sumiu.
c) O rapaz lembrou-se da escola de sua infância na zona leste de São Paulo.
d) Eu queria que você me ajudasse.

9. Marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) A formação da oração principal da subordinada substantiva completiva nominal é sujeito+nome+verbo de ligação.
( ) a oração subordinada apositiva vem antecedida de dois pontos, travessão ou, ainda, entre vírgulas.
( ) as orações subordinadas substantivas predicativas exercem a função de predicativo do sujeito.
BOA SORTE!