Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

domingo, 23 de maio de 2010

Texto: Indicador cultural

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Texto: Indicador cultural

Normalmente deixados de lado ou tratados como um capítulo menor nas estatísticas nacionais, indicadores relativos à cultura são importantes para tentar a inserção futura do País.

Se dados econômicos dizem algo a respeito do bem-estar e do poder de compra das pessoas, indicadores culturais apontam para a sua inclusão na sociedade. E, quanto menores os índices de exclusão de um dado grupamento social, melhores tendem a ser seus números relativos à educação, segurança e à própria produção intelectual e material.

Embora o vínculo entre a existência de uma biblioteca pública em um lugar qualquer e a sua prosperidade pareça distante, ele existe, o que já justifica a busca constante da ampliação de equipamentos culturais nas cidades brasileiras.

A recém-divulgada pesquisa Munic 2001, do IBGE, mostra que tem havido progressos nessa área, ainda que desiguais e em ritmo mais lento que o desejável. O equipamento cultural mais difundido do país são as bibliotecas públicas, presentes em 79% dos municípios brasileiros em 2001. Em segundo lugar, vêm ginásios esportivos ou estádios (76%). Provedores de internet cresceram bastante e já atingem 53% das cidades. Também chamou a atenção dos pesquisadores a expansão, em relação a 1999, dos teatros (36%) e dos cinemas (14%) nos municípios brasileiros.

Apesar desses números positivos, apenas 53 cidades (0,9% do total) possuem todos os 17 equipamentos culturais listados pela pesquisa. Pior, 153 municípios (2,8%) não possuem nenhum itens.

É claro que, diante de problemas emergenciais como fome, violência e descalabro na saúde e na educação, a cultura acaba sendo lançada para um segundo plano. O risco que corremos é o de que essa situação que deveria ser aguda se torne crônica e nós tratemos sempre a questão cultural como secundária.

(INDICADOR cultural, Folha de S. Paulo, São Paulo, 17 nov. 2003)

  1. O texto evidencia que
  1. o tratamento dada à questão cultural no País atende a interesse de diferentes grupos sociais.
  2. o estímulo à transformação da cultura nacional em sua multiplicidade de formas é uma necessidade.
  3. os índices estatísticos há pouco revelados pelo IBGE espelham uma realidade do Brasil, carente de um redimensionamento sociocultural.
  4. os modos diferentes e, as vezes, contraditórios de se tratar a questão cultural explicam a distorção existente entre realidade socioeconômica e cultural do Brasil.
  5. os dados estatísticos fornecidos pelo IBGE sobre a questão cultural brasileira têm sido utilizados para traçar novas estratégias, a fim de mudar a realidade cultural do País.

  1. A partir da análise do indicador cultural, para o editorialista, a questão da cultura, no Brasil,
  1. é prioritária em determinadas regiões que vivem isoladas dos grandes centros urbanos.
  2. Exige o respeito aos múltiplos aspectos regionais da realidade brasileira para que se preservem tais valores.
  3. Tem todo um tratamento bem estruturado e sistemático que atende igualmente a regiões diversas do território nacional.
  4. Tem tido problemas regionalizados que colocam em risco a possibilidade de expansão dos manifestos culturais para todas as regiões do País.
  5. Passa por um momento em que aspectos da realidade social, como educação e saúde, considerados mais importantes, provocam desinteresse no seu enfoque.

  1. Há uma informação que pode ser confirmada pelo texto na alternativa
  1. Uma nova ordem cultural só pode ser possível se houver uma ruptura política no País.
  2. A importância da cultura, no Brasil, está vinculada a interesses econômicos e políticos.
  3. As culturas humanas são dinâmicas, contudo, em algumas regiões do País, a estagnação cultural é visível.
  4. A relação entre poder econômico e bem-estar social é a mesma existente entre nível cultural e inclusão social.
  5. A cultura brasileira, tanto na forma material quanto na forma de conhecimentos, tem recebido contribuições de múltiplas origens.

  1. Se dados econômicos dizem algo a respeito do bem-estar e do poder de compra das pessoas, indicadores culturais apontam para a sua inclusão na sociedade.” Sobre o fragmento em destaque, é correto afirmar:
  1. A partícula “se” estabelece uma relação de proporcionalidade entre situação econômica do cidadão e nível cultural.
  2. As formas verbais “dizem” e “apontam” expressam ações futuras.
  3. O termo “algo”, de sentido vago no contexto, vai ser elucidado nos parágrafos posteriores.
  4. A palavra “a”, nas duas ocorrências, é determinante do substantivo.
  5. O possessivo “sua” é um elemento linguístico que se liga a “pessoas” como termo de coesão textual.

  1. Em ”A recém-divulgada pesquisa Munic 2001, do IBGE, mostra que tem havido progressos nessa área, ainda que desiguais e em ritmo mais lento que o desejável” , o termo destacado pode ser substituído,sem alterar o sentido original do texto, por

A. porque B. no entanto C. se bem que D. mas também E. à medida que

  1. No fragmento “diante de problemas emergenciais como fome, violência e descalabro na saúde e na educação” , o termo em negrito introduz, no contexto, uma ideia de

A. modo. B. causa C. tempo D. inclusão E. oposição

  1. Com relação a o enunciado “e nós tratemos sempre a questão cultural como secundária.” Pode-se afirmar que, no contexto, expressa uma

A. conformidade B. contradição C. explicação D. hipótese E. certeza

  1. “Provedores de internet cresceram bastante e já atingem 53% das cidades”. Sobre o período em evidencia é correto afirmar:
  1. “de internet” é agente da ação expressa por “cresceram”.
  2. “cresceram” e “atingem” expressam, respectivamente, ações passadae presente .
  3. “bastante” denota quantidade.
  4. “e” tem valor adversativo.
  5. “já” é um modificador verbal que exprime tempo passado.

Obs: Não esqueçam de pesquisar o significado das palavras desconhecidas.