Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

sábado, 1 de agosto de 2009

Apelo - texto


Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Profª: Mara Virginia Série: ___ Turma:___

Aluno(a):_________________________________________________________________

TEXTO

Apelo

Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.

Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença e todas as aflições do dia, como a última luz na varanda.

E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada – o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? As suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

(Dalton Trevisan)

A carta constitui uma das formas de composição de um texto. Por meio dela se estabelece uma comunicação por escrito, endereçada a uma ou várias pessoas.

Exercício

1- A pessoa que escreve a carta chama-se remetente e a pessoa a quem se destina a carta chama-se destinatário.

No texto “Apelo”:

a) Quem é o remetente? b) Quem é o destinatário?

____________________________________ ___________________________

2- Toda carta possui um determinado objetivo. Qual o objetivo desta carta?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- O narrador revela no texto os vários sentimentos experimentados pela ausência de sua mulher. Nos primeiros dias, o narrador não sente de ausência de sua mulher.

a) Em que aspecto a não-presença da mulher na casa é favorável ao narrador?

_________________________________________________________________________

b) Identifique a frase do texto que transmita a seguinte informação: durante a primeira semana, não senti a sua ausência.

_________________________________________________________________________

c) Retire do texto uma frase que expresse a ausência da mulher.

_________________________________________________________________________

4- O narrador menciona alguns fatos que, gradativamente, foram revelando a ausência da mulher. Transcreva alguns desses fatos.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Em que frase do texto o narrador informa a solidão provocada pela ausência da mulher?

_________________________________________________________________________

6- Por que o narrador foi “... beber com os amigos...”?

_________________________________________________________________________7- O narrador compara a mulher à “... última luz na varanda.” Explique essa comparação.

_________________________________________________________________________

8- Explique o que o autor quis dizer com a seguinte frase:

“ As suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham.”

_________________________________________________________________________9- A palavra “Senhora” adquire no texto um sentido especial, seja pelo ritmo em que aparece nas frases, seja pela grafia, usada com o valor de substantivo próprio. O que sugere no texto o emprego desta palavra?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10- Na frase “a pilha de jornais ali no chão ninguém os guardou debaixo da escada”, o pronome oblíquo os, se refere ao que?

_________________________________________________________________________