Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

domingo, 24 de maio de 2009

Atividade Escrita(1) _ 9º ano

Colégio Est. Gov. Luiz Viana Filho 8ª série Português
Profª. Mara Virginia Aluno(a) _________________________

Leia:

“ Parece uma metrópole. Mas não é. A Internet não existe fora dos fios e chips. Ela é uma gigantesca rede mundial, que une computadores espalhados por todo planeta. Na verdade, a Internet não é uma só: é a união de muitas redes existentes em vários países [ e que] podem se comunicar entre si porque utilizam o mesmo protocolo para troca de dados, ou seja, falam a mesma língua.” (Fátima Cardoso, Superinteressante, jul. 1994)

1. Quantos períodos compõem o parágrafo acima?
2. Quais os períodos são simples? Quais são compostos?
3. Seria correto considerar que os três períodos iniciais afirmam o que a Internet não é, enquanto o quarto período afirma que ela é?
4. Pode-se dizer que os três períodos iniciais funcionam como introdução do parágrafo?
5. Em que período está à idéia principal?
6. Em que período acrescentam-se as idéias secundárias? Que idéias são essas?
7. Quantas orações compõem o parágrafo?
8. Escreva os verbos em torno dos quais se organizam as orações do parágrafo.
9. Analise cada um dos verbos. Eles dão origem a predicados verbais ou nominais? Por quê?
10. Identifique e classifique os sujeitos dessas orações
11. Identifique os termos que integram o sentido dos dois últimos verbos do parágrafo.
12. Nomeie esses termos, destacando seus núcleos e seus adjuntos.